Um blog onde pode encontrar gadgets baratos e interessantes. Reviews, apresentação de produtos, dicas poupança. São alguns dos temas que podem encontrar além de Gearbest Coupons e Banggood Coupons.

quarta-feira, 22 de março de 2017

EURIBOR Negativa – O Banco Devia Estar a Pagar-lhe a Casa.

O banco pagar-me a casa?



Há milhares de casos de pessoas que têm spread de 0,3 ou menos que neste momento, se têm EURIBOR a 3 meses, o banco devia estar a pagar-lhes a casa.
É que no contrato está escrito que a taxa de juro é o spread +  EURIBOR no prazo definido. Como a EURIBOR a 3 meses já ultrapassou os 0,3 negativos a soma dos dois valores dá uma taxa de juro negativa. Quando a taxa sobe para valores estratosféricos o cliente só tem é de pagar, mas quando é o contrário, os bancos estão a limitar as descidas a zero.
Não vou entrar na questão se é justo ou não: é o que está escrito no contrato. Se fôssemos nós a não cumprir teríamos os advogados deles à perna no dia seguinte.
O Banco de Portugal, como podem ver na reportagem do Contas-poupança desta semana já teve várias posições diferentes. Contactámos o Banco de Portugal mas recusaram-se a responder. Esperámos por uma resposta durante 2 meses.
Como refiro na reportagem, os bancos têm a faca e o queijo na mão e recusam-se a fazer as contas corretamente. O Banco de Portugal não diz nada e só o Parlamento pode esclarecer a situação. Há um ano que as leis que podem esclarecer a situação estão nos corredores da Assembleia da República.
Aguardemos. Mas pelo menos fique atento aos juros que está a pagar e aos que deveria estar a pagar realmente.

Veja aqui a reportagem em VÍDEO


Sem comentários:

Enviar um comentário